HIPOCONDRIA – A MANIA DAS DOENÇAS

A Hipocondria é uma perturbação que se caracteriza por uma extrema preocupação com a saúde, acompanhada de um forte receio de sofrer de uma doença grave. As pessoas que sofrem desta perturbação consultam muito frequentemente vários médicos e submetem-se a exames por vezes dolorosos mas, no entanto, não encontram conforto perante a ausência de um diagnóstico.
Apesar de ser encarada levemente pelo senso comum, a “mania das doenças”, como é muitas vezes apelidada, é um quadro clínico do espectro das perturbações de ansiedade, tão sério como qualquer outro diagnóstico e, afecta significativamente a vidas dos sujeitos que dela padecem.
Esta perturbação é tão frequente em homens como em mulheres e pode ser encontrada em pessoas de todas as idades e grupos sociais.Os sintomas são reais – dores de cabeça, náuseas, dores de barriga, tonturas, fadiga, etc. – mas são vivenciados como mais graves do que realmente são. O tipo de queixa pode ser estável ou variar ao longo do tempo e, tanto podem tratar-se de queixas vagas como específicas.
A Hipocondria tem tido, nos últimos anos, a Internet como grande aliada, sendo até já apelidada de Cibercondria, uma vez que os indivíduos com esta perturbação tendem a procurar em sites de medicina, doenças que se enquadrem nos seus sintomas.
O tratamento da Hipocondria requer um empenho activo, por parte do paciente, e pode ser demorado. No entanto, com um acompanhamento piscológico adequado, a pessoa torna-se capaz de identificar e reduzir a sua ansiedade e de ter uma sólida consciência corporal que lhe vai permitir distinguir uma sensação de mal-estar específico de uma doença grave. O primeiro, e mais importante, passo é a tomada de consciência da perturbação e a procura de auxílio.

Posted in Adultos, Ansiedade.