estudar para os exames finais sem stress

Estudar para os Exames Finais sem Stress

Para quem está a terminar o 12º ano, junho é sinónimo de exames. As férias de Verão estão tão perto e,no entanto, parecem uma miragem no deserto dos exames finais. É fácil a ansiedade instalar-se e tornar a tarefa de estudar num trabalho penoso e interminável.

Para ajudar os nossos estudantes a prepararem-se para os exames, sem stress desnecessário, preparei uma pequena lista com alguns dos aspectos mais importantes num plano de estudos eficaz.

 

1. Reserva tempo para te organizares – A organização de um plano de estudo é um dos elementos fundamentais para o seu sucesso. Pega na tua agenda e reserva algum tempo para organizares o teu espaço, os materiais e planeares as tuas sessões de estudo.

 

2. Organiza um cronograma de estudo – Cria um esquema onde visualizes a totalidade da matéria que precisas estudar e reparte-a pelos vários dias, criando objectivos diários.

 

3. Ouve o teu relógio biológico – Adapta as tuas sessões de estudo às horas em que te sentes mais produtivo. Por ex: aproveita para memorizar nos períodos em que te sentes com maior capacidade e utiliza os períodos em que te sentes menos concentrado para rever apontamentos ou preparar outras sessões.

 

4. Dá prioridade às tarefas/temas que menos gostas – Procura começar as sessões de estudo pelos temas que te despertam menos interesse, pois assim à medida que o estudo vai avançando, a motivação pelos temas que realmente gostas vai compensar o cansaço que possas sentir.

 

5. Agenda tempos livres – As actividades de lazer, descanso, desporto ou estar com os amigos são tão importantes para o sucesso do plano como o estudo em si, pois o teu cérebro necessita desses momentos de descontração para se equilibrar e te manter motivado.

 

6. Adapta o estudo ao teu estilo – Pensa no que gostas de fazer no dia-a-dia e como podes incorporar o estudo nessas actividades, por forma a facilitar a tua aprendizagem. Há quem prefira estudar por um livro e quem use a internet. Há quem goste de usar cartões de perguntas (flashcards) e quem prefira ouvir a matéria ou vê-la em vídeo. Hoje em dia as hipóteses são quase infinitas, só depende da tua imaginação.

 

mais sobre Estudo:

Posted in Adolescentes, Estudo.